Hospital do Rim - Ivaiporã - Paraná

Hospital do Rim - Ivaiporã - Paraná

Notícias

Hemodiálise: número de pacientes aumentou 134%

A Sociedade Brasileira de Nefrologia afirma que não há vagas suficientes para quem precisa fazer tratamento de hemodiálise em clínicas do SUS. Entre os anos 2000 e 2014 o número de instituições subiu 42% enquanto que o de pacientes teve aumento de 134%. 
 
Membro da Sociedade, João Damásio Simões diz que como os doentes não podem ficar sem sessões, a solução é deix-alos internados em hospitais públicos. O problema é que, na maioria dos casos, as instituições não oferecem o mesmo serviço das clínicas especializadas. 
 
Foi o que aconteceu com o pai do vendedor José Donizete de Oliveira. Aos 73 anos, ele não resistiu à espera de três meses internado à espera de uma vaga para hemodiálise pelo SUS. 
 
O Sistema Único de Saúde depende exclusivamente das clínicas particulares para atender quem sofre de insuficiência renal. Segundo reportagem da BandNews FM, no entanto, as unidades não conseguem mais trabalhar com o valor que é repassado pelo governo. 
 
A hemodiálise custa, em média, R$ 240 e a verba destinado é de R$ 179. 
 
Além disso, há atraso no repasse. Pelos 8 capitais já sofreram com o problema: Natal, São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Velho e Salvador. 
 
No Rio de Janeiro, Nilópolis chegou a ficar seis meses sem o repasse no ano passado.

Maiara Bastianello, da BandNews FM noticias@band.com.br