Hospital do Rim - Ivaiporã - Paraná

Hospital do Rim - Ivaiporã - Paraná

Notícias

Entrevista com o Médico Odilon da Rosa Regio, do Hospital do Rim, de Ivaiporã. Ele fala sobre o Dia Mudial do Rim e dá dicas importantes

O Repórter Ronaldo Alves Senes, o “Berimbau”, entrevistou nesta quinta-feira, 14 de março, de 2014, o nefrologista Odilon da Rosa Regio, que atende no Hospital do Rim, de Ivaiporã. O motivo da entrevista, foi o “Dia Mundial do Rim 2014”, neste ano comemorado no dia 13 março de 2014.

 

 

Segundo o Dr. Odilon, o tema escolhido foi “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. Na entrevista, o médico falou sobre cuidados e exames simples que cada um pode adotar para evitar que no futuro tenha problemas graves. Ele revelou também que de cada 10 pessoas que realizam hemodiálise, nove não sabiam que tinham doença crônica renal.

 

O objetivo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, é orientar a população sobre cuidados importantes com o órgão. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal.

 

Além disso, esse percentual pode aumentar entre 30% e 50% em pessoas acima de 65 anos. Entre os principais fatores de risco para desenvolver essas doenças estão: a hipertensão arterial, o diabetes melitus, a obesidade, o tabagismo e o histórico familiar de doença renal.

 

Um dado importante é que considerando a população maior de 18 anos, mais de 20% têm hipertensão arterial, 8% têm diabetes, 18% são tabagistas e 50% têm excesso de peso, condições que colaboram para que sejam futuros doentes renais. OUÇA A ENTREVISTA com o Dr. Odilon e sabia mais detalhes.